Pesquisar por cursos... Pesquisando por Sem resultados para Ver todos os cursos com

Fórum

arrow_back

Método de estudo

MARLON BATISTA DA SILVA

31/03/2020 08:53:30

Caro mestre João Alexandre e amigos, feliz de estar com vocês!

Tenho dúvidas sobre como utilizar da melhor forma o método do curso.  Gostaria de uma luz nas questões seguintes: 

1) Eu considerando estar no nível intermediário devo percorrer todas as músicas do curso nesse nível e só depois voltar a elas no nível avançado ou já tentar em cada estágio pegar as 3 versões?

2) É indispensável, a princípio, transpor as músicas para todos os tons? Estou sentindo dificuldades em aplicar os arranjos quando é uma situação onde não sei o tom do cantor. Uma falha na minha percepção musical que quero corrigir, mas tenho receio de empacar muito tempo em cada música fazendo isso. 

Abraço!

João Alexandre

31/03/2020 13:40:57

Marlon,

Você pode ficar a vontade pra percorrer as aulas como achar mais legal. Sugerimos duas possibilidades, mas pode explorar (e sugerir) alguma outra, pra contribuir com os demais colegas:

1. Ir finalizando os estudos por níveis de complexidade do arranjo (todas no simplificado, depois todas no intermediário e depois todas no avançado)

2. Ir finalizando todos os módulos um por vez (primeiro o módulo 1, depois o módulo 2, módulo 3...) explorando assim todas as canções.

Claro que depende do nível em que você se encontra no instrumento. Mas se você consegue seguir a sequência de níveis de complexidade, vai perceber com mais nitidez as semelhanças entre os arranjos dentro do mesmo nível. Por exemplo: nos arranjos intermediários eu sempre trabalho inversões de acordes, criando caminhos para o baixo percorrer de maneira ascendente ou descente, alguns empréstimos e novos acordes para seu vocabulário.

Já nos arranjos avançados, você vai ver que eu utilizo mais tensões, criando climas, caminhos de notas dentro de cada acordes (5J, #5, 6M, por exemplo), alguns contracantos (ou contrapontos, pra usar o nome correto) proporcionando melodias paralelas à melodia principal...

E a sugestão bônus: transpor para outros tons é um exercício que vai lhe abrir ainda mais vocabulário e te deixar mais preparado para todas as situações musicais. Dá trabalho, mas vale a pena!


Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade